Dicas para advogados em início de carreira

Eu como advogada em início de carreira já passei por algumas situações de muito aprendizado. Quem me segue já deve ter percebido que passei por alguns escritórios nessa minha trajetória, tanto como estagiária, tanto como advogada. Também passei por alguns órgãos públicos!

Sempre surgiam aquelas velhas promessas, de participação no PL do escritório, como Participação em Cargos e Carreiras, abertura de cédulas na minha área de especialização – Ambiental, como tantas outras. Contudo, sempre ficava na “promessa”.

Foi então que decidi me aventurar na jornada de advogada autônoma, desde então li muito sobre marketing, marketing jurídico, estratégias, captação de clientes, código de ética, ferramentas de gestão e muito mais. Como sou Administradora de empresas já possuo uma bagagem gerencial, administrativa, financeira e organizacional que me ajuda bastante no dia-a-dia do gerenciamento de um escritório, clientes, prazos, peticionamento, reuniões…

Desta forma, resolvi passar algumas dicas para os jovens advogados, assim como eu, conseguir adentrar nesse tão competitivo mundo jurídico. Que acreditem, existe uma infinidade de oportunidades para aqueles que ingressam na advocacia solo, ou, em sociedade. Além disso, o conhecimento deveria ser partilhado!!! Esse é o meu entendimento de mundo e de vida!

A primeira dica é sobre como definir seu público alvo e nicho de mercado:

Definir seu nicho de mercado é saber em qual área você quer atuar, seu segmento, e isso engloba além de escolher ser advogado civilista, que este seja especialista em divórcio, por exemplo, ou em contratos bancários. O mundo do direito é muito amplo para você querer ser expert em todas as áreas, e isso é apenas uma visão minha, nada contra quem entende e atua em um pouco de tudo.

Com o nicho desenvolvido, passamos para a ferramenta que define a persona, ou seu público alvo. Portanto, ficar por dentro de quais necessidades o segmento que você irá atuar necessita, sua classe econômica, social, por onde eles andam. Depois disso, você investe no marketing focado.

Próxima postagem trarei dicas de como demonstrar o seu valor, colocar seu preço, cobrar os honorários.

 

 

 

 

 

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